Video de Alagoas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

XII NORDESTE CANTAT INTERNACIONAL

APRESENTAÇÃO

Com o patrocínio da Petrobrás, a Federação Alagoana de Coros - FAC, continuando a cumprir as metas propostas desde sua criação, que são de oferecer a música de qualidade, apresentando outra opção musical à criança e ao jovem através do Canto Coral, apresentará, no período de 07 a 14 de novembro de 2010, uma série de concertos em várias cidades do Estado de Alagoas, levando a boa música onde o povo está, premiando principalmente as comunidades que não têm acesso a esse tipo de espetáculo.

Com grupos corais de todo Brasil e do Exterior, iniciamos a Temporada 2010 do Nordeste Cantat Internacional priorizando o projeto de inclusão social através do estudo musical, tendo como mote principal levar às comunidades o conhecimento musical, antes mesmo do inicio da música nos currículos escolares. A FAC idealizou uma série Concertos didáticos e musicais nas escolas, para as crianças e adolescentes das cidades do interior de Alagoas com índices críticos de IDH e IES, permitindo-lhes o contato com a música de qualidade que não está disponível nos meios de comunicação, promovendo verdadeiros intercâmbios culturais despertando sua vocação, e escolher dentre as várias opções que se lhes apresentem, aquela que lhe permita iniciar uma promissora carreira.


A FAC tem como prioridade, a abertura de outras frentes de trabalho, e através do Nordeste Cantat, realizará nas cidades-sede, o II SEMINÁRIO DE MÚSICA CORAL, um trabalho de 46 horas/aula de reciclagem junto aos regentes e coristas, iniciado em 2009, com palestras e oficinas gratuitas com renomados mestres no campo do Canto Coral, objetivando oferecer aos interessados a atualização de seus conhecimentos e conhecer a obra do nosso homenageado, NOEL ROSA, divulgando sua obra, e integrando-nos às comemorações universais dos 100 anos de nascimento do compositor.
Considerando que a educação musical é fator cultural preponderante para o desenvolvimento intelectual e social do ser humano, torna-se necessária a difusão e o incentivo à prática da música Coral no Brasil. Há de se considerar, igualmente, que esta manifestação cultural do povo brasileiro destaca-se no âmbito nacional e internacional, obtendo, inclusive, importantes prêmios no exterior.

Em 2010, foram muitas as cidades que manifestaram desejo em sediar o Festival. Nesta 12ª edição, a FAC, de forma ousada e inédita, considerou apenas em dez o número de cidades no interior do Estado de Alagoas a sediar este Festival, a saber: Arapiraca, Coqueiro Seco, Coruripe, Maragogi, Marechal Deodoro, Penedo, Pilar, Piranhas, União dos Palmares e Viçosa, municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do Nordeste e com Índice de Exclusão Social (IES) acima da média do Nordeste, além do que as cidades de Arapiraca (Agreste de AL), Maragogi (Litoral Norte de AL) e Piranhas (Alto Sertão de AL), são municípios incluídos no Projeto Territórios da Cidadania do Governo Federal.

De 07 a 09/11, os Concertos serão realizados nas cidades mais distantes da capital, e de 10 a 14/11, em Maceió e nas cidades restantes.

Paralelamente, o NORDESTE CANTAT tem divulgado o artesanato, os folguedos e a gastronomia de Alagoas, utilizando temas como a Literatura de Cordel e o folclore alagoano no material gráfico, no cenário do Teatro Deodoro e nos Troféus, contratando os serviços e gerando renda aos artistas, artesãos, profissionais de hotéis e restaurantes, de som e de iluminação, músicos, transportes e outros profissionais ligados à cultura. Incentivar um projeto deste porte no Nordeste, é fomentar o mercado da produção cultural da região, gerando emprego e renda.








Será um









Venha conhecer Alagoas e se encantar por Maceió

Indique o Site:

Perfil

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
A Federação Alagoana de Coros – FAC, é uma entidade sem fins lucrativos, e foi fundada oficialmente em 27 de maio de 1988, pelo Maestro Petrúcio José Santos Falcão, e só em 06 de junho de 1994, tornou-se uma entidade de cunho jurídico registrada no Foro de Maceió pelo atual Presidente Ivan Barsand de Leucas.

Deixe seu recado aqui:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

  © Pickpoint Digital Realizando seu Sonho by Pickpoint Digital Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP